Atual: 2020

MENSURANDO A PARTICIPAÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DE RIO GRANDE NA ECONOMIA LOCAL

 

A participação do setor portuário é vista como um dos principais catalisadores de expansões econômicas em escala global e regional. Dessa forma, o objetivo deste projeto é mensurar a participação do complexo portuário de Rio Grande/RS na economia local. A metodologia utilizada é o modelo Matriz Insumo Produto (MIP) regional. A matriz municipal será estimada com base na MIP nacional do IBGE de 2017, com a desagregação do setor portuário por meio da compatibilização da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) com dados da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), presentes na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Com o intuito de quantificar a participação do setor portuário no município em termos de produção, valor adicionado, salários, empregos e impostos.

 

Integrantes: Rodrigo da Rocha Gonçalves - Coordenador / Carolina Lima Simões - Integrante/ Cassius Rocha de Oliveira - Integrante / Victória Beatriz Lessa Rosolem- Integrante.

 

 

Atual: 2020

MATRIZ INSUMO PRODUTO (I-O) DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO NORTE: ANÁLISE DE CONJUNTURA E PREVISÕES

 

O objetivo deste projeto é estimar uma matriz insumo produto (I-O) para o município de São José do Norte. Buscando contribuir com a formulação de políticas públicas de cunho local que visem o desenvolvimento econômico local sem gerar desiquilíbrios nas finanças públicas e nos recursos ambientais. O município apresenta grande potencial econômico proporcionado por grandes extensões de terras e águas (mar e lagoas), sinalizando uma vocação de atividades ligadas a agropecuária e indústria naval. Além disso, a matriz vai demonstrar os impactos de setores ascendentes na economia local, tais como, turismo, geração de energia e atividade portuária.

 

Integrantes: Cassius Rocha de Oliveira - Coordenador / Rodrigo da Rocha Gonçalves - Integrante / Jeferson Quadros- Integrante.

 

 

Atual: 2020

DETERMINANTES DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO E SEUS DESDOBRAMENTOS SOBRE DECISÃO DE INVESTIMENTOS EM RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

 

Descrição: O presente projeto busca investigar os determinantes da qualidade da água para consumo humano em nível municipal, assim como servir de base para decisões de investimentos em recursos hídricos no Brasil. A metodologia a ser utilizada empregará o modelo econométrico de dados em painel, recorrendo aos dados disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e no Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Nos resultados, especificamente, se espera identificar as ações e políticas públicas que poderão dar sustentação à qualidade da água, em destaque ressaltar a relação de práticas de coleta de resíduos sólidos, do perfil e do desempenho das empresas fornecedoras dos serviços de saneamento, tanto público quanto privado, dentre outros fatores relevantes, para a melhoria da qualidade da água dos municípios brasileiros..

Integrantes: Gibran da Silva Teixeira - Coordenador / Vinícius Halmenschlager - Integrante / Pedro Henrique Soares Leivas - Integrante.

 

 

Atual: 2019

MODELOS ECONÔMICOS PARA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR PORTUÁRIO NACIONAL E REGIONAL.


Descrição: Portos são estruturas fundamentais para o bom funcionamento da economia. A atuação portuária é essencial para a performance do processo logístico de um país ou região e determinante nas relações comercias. No Brasil, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2012), o setor portuário movimentou mais de 95% das exportações e em torno de 90% das importações. Apesar desta relevância, o setor enfrenta limitações de infraestrutura (calados com profundidade limitada, baixa qualidade de acesso aos terminais (ferrovias e rodovias) e excesso de burocracias. Nesse sentindo, este projeto possui três objetivos: 1) Realizar uma revisão de literatura internacional e nacional de Economia Portuária; 2) Avaliar os impactos econômicos de investimentos na infraestrutura portuária e 3) Construir indicadores de acessibilidade regional aos terminais portuários e mensurar o impacto econômico do Porto de Rio Grande no estado e na Região Sul.


Integrantes: Rodrigo da Rocha Gonçalves - Coordenador / Cassius Rocha de Oliveira - Integrante / Pedro Henrique Soares Leivas - Integrante / Gibran da Silva Teixeira - Integrante / Michel da Silva Noda - Integrante / Carolina de Lima Simões – Integrante / Victória Beatriz Lessa Rosolem – Integrante.

 

 

 

Atual: 2019

IMPACTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS REFERENTES AO EQUILÍBRIO DA MATRIZ DE TRANSPORTES DO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM COM EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL

Descrição: O estado do Rio Grande do Sul possui uma matriz de transportes altamente concentrada no modal rodoviário e carente de infraestrutura. Por isso, o objetivo deste projeto é mensurar os impactos econômicos e ambientais do balanceamento da matriz de transportes do RS, com aumento da participação dos transportes hidroviário e ferroviário. Serão realizados dois exercícios quantitativos, utilizando modelos de equilíbrio geral. No primeiro, será estimada uma Matriz Insumo Produto para o estado e suas mesorregiões para o ano de 2015 com desagregação setorial dos transportes de cargas e de passageiros e criação de um módulo satélite de poluição setorial. No segundo exercício, a partir dos dados da Matriz Insumo Produto estimada, será adaptado um modelo de equilíbrio geral computável para o estado, partindo da base teórica do modelo ORANIG de tradição Australiana/Norueguesa. O objetivo geral deste projeto é avaliar os impactos econômicos e ambientais do maior equilíbrio da matriz de transportes do Rio Grande do Sul. Para tanto, enumeram-se os seguintes objetivos específicos: a) Estimar matrizes insumo produto do Rio Grande do Sul e suas mesorregiões com abertura dos setores de transporte e a inserção de módulo de poluição por setor; b) Adaptar um modelo de equilíbrio geral com decomposição de margens em diferentes modos de transporte com um módulo ambiental para o estado; c) Simular o impacto econômico e ambiental da utilização da hidrovia laguna dos Patos- lagoa Mirim nos transportes de cargas e de passageiros; d) Efetuar simulações sobre resultados econômicos e ambientais, mensurando a maior participação dos transportes hidroviário e ferroviário no RS.



Integrantes: Rodrigo da Rocha Gonçalves - Coordenador / Gabrielito Menezes - Integrante / Cassius Rocha de Oliveira - Integrante / Guilherme Penha Pinto - Integrante / Gibran da Silva Teixeira - - Integrante / Carolina de Lima Simões – Integrante / Victória Beatriz Lessa Rosolem – Integrante.


Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

 

 

Atual: 2018

Impactos dos fenômenos El ninõ e La Ninã sobre a cultura de cereais no Rio Grande do Sul: Uma abordagem com equilíbrio Geral.

Descrição: Identificar os impactos dos fenômenos climáticos El Ninõ e La Ninã sobre a cultura de cereais no Rio Grande do Sul e suas consequências sobre os demais Estados Brasileiros. Para isso será utilizada uma abordagem tipo Insumo Produto com equilíbrio Geral Computável.


Integrantes: Cassius Rocha de Oliveira - Coordenador / Rodrigo da Rocha Gonsalves - Integrante.

 

 

Atual: 2017

IMPACTOS ECONÔMICOS DA ENERGIA EÓLICA NA COSTA SUL DO RS: UMA ABORDAGEM TIPO INSUMO PRODUTO.

Descrição: Descrição: A utilização de combustíveis fósseis para a geração de energia proporcionou muitos benefícios econômicos e sociais, porém provocou um alto custo ambiental e trouxe um grande desafio para a humanidade nos tempos atuais, a geração limpa e sustentável de energia elétrica. Assim os ventos surgem como uma das melhores opções. avaliar o impacto da implementação dos parques eólicos sobre a economia da Costa Sul Gaúcha. grandes investimentos vêm sendo feito na chamada indústria do vento, construção de parques eólicos, estações e linhas de transmissão no intuito de capturar esta abundante e sustentável forma de geração de energia limpa. Os municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande receberam a maior parte do investimento até o momento, porém o município de São José do Norte tem uma previsão de investimentos na ordem de R$ 6,2 bilhões. A partir da estimação de uma matriz insumo e produto para a região será possível realizar dois exercícios quantitativos: i) no curto prazo analisando o impacto de um choque de investimentos no setor de energia da região; ii) no longo prazo (a partir do funcionamento pleno dos parques) quantificar o impacto da geração de energia sobre a tributação.

Integrantes: Cassius Rocha de Oliveira - Coordenador / Rodrigo da Rocha Gonsalves- Coordenador/ Gibran da Silva Teixeira - Integrante.

 

Atual: 2014

Matriz Econômico Ecológica da Costa Sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Descrição: O objetivo deste projeto é construir uma matriz insumo produto dos municípios do litoral sul do rio Grande do Sul. Posteriormente construir matrizes ecológicas para usar como satélites do modelo principal. Por fim será usada a metodologia de equilíbrio geral computável para dar choques no modelo..

Integrantes: Cassius Rocha de Oliveira - Coordenador / Rodrigo da Rocha Gonsalves - Integrante.