- Coordenadores:
Dr. Cassius Rocha de Oliveira: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (1997), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande e docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada-PPGE/FURG. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, economia e gestão ambiental e ciência política.
Dr. Rodrigo da Rocha Gonçalves: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2006), Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas-UFPEL (2011) e Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG e docente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada-PPGE/FURG. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, principalmente Matriz Insumo Produto e Equilíbrio Geral Computável. Atua nas seguintes áreas: Economia da infraestrutura (transporte, saneamento, portos e energia), Economia do Setor Público, Economia Regional e Desenvolvimento Regional e Sustentável.
- Pesquisadores associados:
Dr. Alexandre Alves Porsse: Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente trabalha como Professor Adjunto do Departamento de Economia da UFPR. Exerceu o cargo de Secretário Adjunto do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2010 e de Assessor da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul entre 2007 e 2008. Sua principal linha de pesquisa está inserida no campo da Economia Regional, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de modelos de equilíbrio geral para análise de políticas econômicas. Seus trabalhos caracterizam-se principalmente pela aplicação das abordagens de insumo-produto e de equilíbrio geral computável para subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas governamentais nas áreas de planejamento econômico regional e política fiscal. Também desenvolve estudos com foco em convergência e desigualdade de renda utilizando técnicas de econometria espacial. Sua agenda de pesquisa recente compreende o estudo dos impactos econômicos da mudança demográfica no Brasil numa perspectiva regional, cujo principal objetivo é avaliar as implicações do processo de transição demográfica brasileiro sobre a estrutura produtiva e a dinâmica das regiões no espaço nacional nas próximas décadas.
Dr.ª Aline Barbosa da Silva: Oceanógrafa, Doutora e mestra em oceonografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Atua na área de geociências e geo processamento aplicado á várias áreas da ciência. Adquiriu os títulos pelo Laboratório de Monitoramento de Criofera – LaCrio a partir de dados de sensoriamento remoto. Foi voluntária do IBAMA, além da ONG Caá-oby e Instituto Florestal. Atualmente é bolsista de Pós - Doutorado pela Rede Rio Doce Mar (RRDM-FURG), atuando no monitoramento e rastreamento de aves aquáticas dos arquipélagos de Abrolhos e Trindade.
Dr.ª Audrei Fernandes Cadaval: Possui doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG . Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, crescimento e desenvolvimento.
Dr.ª Blanca Lila Gamarra Morel: Doutorado e Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2018/2008). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2003). Especialista em Gestão Portuária e Comercio Exterior pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2005). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL (1993). Atualmente é professora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tem experiência na área acadêmica, com ênfase em Desenvolvimento Econômico, Economia Regional e Projetos de Extensão de Desenvolvimento Regional.
Dr. Gabrielito Menezes: Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas e Coordenador do LabReg (Laboratório de Economia Regional). Tem experiência nas áreas de Economia Regional, Empreendedorismo e Métodos Quantitativos
Dr. Gibran da Silva Teixeira: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).Tem experiência na área de Economia atuando principalmente nos seguintes temas: Economia do Trabalho, Avaliação de Política Pública e Métodos Quantitativos.
Dr. Guilherme Penha Pinto: Oficial intendente da Marinha do Brasil, Doutor em economia pelo PPGE/PUC-RS e Mestre em economia aplicada pelo PPGOM/UFPEL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia da Defesa, Relações do Comércio Exterior, Política Comercial; Integração Econômica e Modelos Econômicos.
Dr. Gustavo Inácio de Moraes: Doutor em Economia Aplicada na ESALQ-USP. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2005) e Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA-USP (1999). Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, macroeconomia e economia dos recursos naturais. Membro do comitê editorial da Revista Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Atualmente professor doutor da PUCRS e coordenador do curso de graduação em Economia.
Dr.ª Juliana Costi: Graduada em oceonologia (FURG – 2008), Mestre em sensoriamento remoto (UFRGS – 2011) doutora em Ciências/Geologia Marinha (UFRGS – 2016). Atualmente é pós – doutoranda do PPG em modelagem computacional – (IMEF-FURG), vinculada ao laboratório de análises numéricas e sistemas dinâmicos. Membro do INCT da criosfera e colaboradora do centro polar climático (UFRGS) e do laboratório de monitoramento da Criosfera (LaCrio-FURG)
Dr. Pedro Henrique Soares Leivas: Doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Pelotas e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, Economia Regional, Economia da Saúde e Econometria Aplicada (Microeconometria e Econometria Espacial)
Ms. Regina Ávila Santos: Mestre em Economia Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada - PPGE/FURG (2019), possui graduação em Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (2013), com experiência nos setores: financeiro e de serviços. Atualmente, é pesquisador voluntário na Unidade de Pesquisa em Economia Costeira - UPEC/FURG e no Núcleo de Estudos Regionais, Urbano e Ambiental - NERUA/FURG, onde participa de projetos de pesquisa na área econômica.
Ms. Roque Pinto de Camargo Neto: Graduado em Ciências Econômicas (2014) e Mestre em Economia Aplicada (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande. Durante a graduação, atuou como bolsista de Iniciação científica (IC-FAPERGS) no projeto internacional coordenado pela Aalesund University College (na Noruega). Em 2017, atuou como professor substituto na Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é professor na ESAMC-Sorocaba, pesquisador associado à Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha (UPEC-Mar) e ao Laboratório de Economia Regional (LabReg). Tem experiência com séries temporais e microdados da PNAD, Censo e POF.
Dr. Tiarajú Alves de Freitas: Possui doutorado em Economia Aplicada pelo PPGE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (1999) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2001).Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Microeconomia e Teoria dos Jogos, atuando principalmente nos seguintes temas: assimetria de informação, defesa da concorrência, dispersão de preços, economia da regulação.
Dr. Valny Giacomelli Sobrinho: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Environmental Sciences/Environmental Management pela Wageningen University and Research Centre (2000), Holanda, doutorado em Engenharia Florestal/Manejo Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), pós-doutorado como CEU/HESP Research Excellence Fellow 2017-2018 na Central European University, Budapeste, Hungria, e como pesquisador visitante da Ekonomická fakulta da Jihočeská univerzita v Českých Budějovicích (University of South Bohemia), České Budějovice, República Tcheca (abril/2018 - jan/2019). Atualmente é professor associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Planejamento Ambiental, Economia da Energia e Bioeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia da Mudança Climática, Finanças Verdes, Economia da Poluição, Economia dos Recursos Naturais e Economia Ecológica.
Dr. Vinícius Halmenschlager: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas (2012), mestrado em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas (2015) e Doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2019). Atualmente é Professor Assistente do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGE/Mar) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Também é Pesquisador da Unidade de Pesquisa em Economia Costeira e Marinha - UPEC/FURG. Atua principalmente nas áreas de Economia do Bem-Estar Social, Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Avaliação de Políticas Públicas.
Dr.ª Vívian dos Santos Queiroz: Doutora em Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Graduação e Mestrado em Economia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e tem experiência principalmente nas seguintes áreas: economia do trabalho, mercado de trabalho do idoso, migração da força de trabalho e microeconometria.
- Discentes de Pós-Graduação e Graduação:
Carolina de Lima Simões: Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Mestranda em Economia Aplicada PPGE/FURG. Tem interesse em estudos relacionados a Economia Regional e Portuária.
Camila Oliveira: Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tem interesse em estudos relacionados a Economia Regional e Ambiental.
Fernanda Lopes Johnston: Graduação na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), curso de Ciências Econômicas - 2014. Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/FURG- 2016. Professora Substituta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no período de 2017 a 2018. Atualmente cursando Doutorado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem-estar, Economia do Crime, Economia do Meio Ambiente e Avaliação de Políticas Públicas.
Jeferson Freitas Quadros: Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2009), Especialização em Gestão de Projetos pela Anhanguera Educacional (2011) e é Mestrando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG. Atualmente, é Economista da Secretaria da Fazenda do Município de São José do Norte. Tem interesse na área de Economia, com ênfase em Economia do Monetária e Fiscal, Avaliação de Políticas Públicas e Métodos Quantitativos em Economia.
João Paulo Rêgo Magalhães: Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (2017). Mestrando em Economia Aplicada, pela Universidade Federal de Rio Grande/RS (FURG). Tem interesse na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Ambiental.
Luiza Barcelos Ugoski: Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tem interesse em estudos relacionados a Economia Regional e Ambiental.
Victória Beatriz Lessa Rosolem: Bolsista do NERUA. Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG. Tem interesse em estudos relacionados a Economia Regional e Ambiental.